Somos a Aliança Agrícola do Cerrado uma companhia agroindustrial com forte presença global.

Desde 2009, a Aliança Agrícola do Cerrado tem se destacado no Brasil como referência no armazenamento e comércio de grãos, além de atuar de forma direta no esmagamento de soja para a produção de farelo e óleo. Hoje, a empresa é uma das principais processadoras de soja no estado de São Paulo, com um crescimento sólido no mercado de exportação e uma atuação estratégica nos principais estados produtores do país.

Para sustentar nosso crescimento contínuo, priorizamos a qualidade, segurança e inovação em todas as nossas operações. Contamos com uma equipe altamente competente e comprometida, o que nos confere uma vantagem competitiva e nos posiciona entre as empresas referência do setor.

A Aliança Agrícola do Cerrado está comprometida com o desenvolvimento local e gerar valor de forma sustentável para toda cadeia do agronegócio. Nossa atuação está alinhada com nossa posição estratégica no mercado global e nosso compromisso com o processamento de oleaginosas.

Queremos impulsionar o agronegócio brasileiro e mundial por meio de uma abordagem inovadora e sustentável. Com uma visão focada no futuro, estamos comprometidos em construir parcerias duradouras, promovendo crescimento e uma economia sustentável.

Política Integrada de Qualidade e Meio Ambiente

Na nossa empresa, comprometemo-nos a alcançar os mais altos padrões de qualidade e desempenho em todos os nossos empreendimentos, integrando a proteção do meio ambiente como parte essencial de nossos processos. Para tanto, estabelecemos as seguintes diretrizes:

1. Fornecer produtos seguros, competitivos em qualidade e custo, garantindo a satisfação dos clientes. Avaliamos continuamente os riscos e oportunidades do negócio, promovendo a melhoria contínua dos processos.

2. Cumprir os requisitos regulamentares, estatutários e especificações dos clientes, garantindo a conformidade em todas as nossas operações.

3. Proteger o meio ambiente, prevenir a poluição e minimizar os impactos ambientais significativos de nossas atividades identificadas. Comprometemo-nos a buscar constantemente a melhoria dos nosso Sistema de Gestão Integrado.

4. Atender às necessidades e expectativas das partes interessadas, promovendo uma cultura de transparência e diálogo.

5. Capacitar e conscientizar nossos colaboradores sobre a importância de suas contribuições para a qualidade, segurança de alimentos e preservação ambiental. Todos os colaboradores são orientados a agir de acordo com os objetivos estabelecidos, garantindo a integridade de nossos processos e o alcance de nossas metas.

6. Estabelecer e cumprir objetivos e metas mensuráveis para a qualidade e o meio ambiente, visando sempre à excelência operacional e à sustentabilidade de nossas atividades.

Esta política reflete nosso compromisso com a excelência, a segurança dos alimentos, a satisfação dos clientes e a preservação ambiental.

Estamos empenhados em buscar continuamente aprimoramentos e inovações que promovam o bem-estar de nossos clientes, colaboradores e comunidades, sempre em harmonia com o meio ambiente.

NOSSOS VALORES

Somos mais de 200 colaboradores no Brasil, distribuídos em mais de 20 cidades estratégicas, nos principais estados do agronegócio brasileiro, e mais de 2.000 em todo o mundo, engajados no compromisso com nossos valores.

Missão: Fornecer produtos e serviços de forma sustentável, visando o desenvolvimento dos nossos colaboradores e da cadeia do agronegócio.

Visão: Ampliar a presença no agronegócio sendo uma das principais escolhas dos nossos parceiros e clientes.

Valores: Ética, transparência, cooperação, reconhecimento, simplicidade, comprometimento e inovação.

COMUNICADO

Prezados,

A Aliança Agrícola do Cerrado, há mais de 15 anos atuando como uma das principais processadoras de soja no Brasil, inclusive com relevante participação no mercado internacional de grãos, enfrenta nesse momento um cenário adverso, marcado por forte volatilidade de preços, compressão de margens, restrição de liquidez, juros elevados e desafios logísticos.

Embora a operação de esmagamento historicamente apresente bom desempenho, perdas acumuladas na operação de trading elevaram o endividamento da Companhia. Exigências adicionais de garantias por instituições financeiras, juntamente com retenção de recebíveis e caixa, limitaram a capacidade de financiar o ciclo operacional, especialmente entre safras.

Diante dessas restrições, foi necessária a parada temporária das plantas industriais.

Apesar disso, seguimos comprometidos com a integridade e o respeito a todos os envolvidos e, para tanto, implementamos ajustes internos que garantiram os haveres trabalhistas dos nossos colaboradores e também a realização da manutenção anual da fábrica de São Joaquim da Barra/SP, manutenção essa que está sendo retomada gradativamente em preparação para a Safra 2026.

Nossa equipe permanece ativa e trabalha na recomposição de sua posição financeira, revisão do modelo de negócios e busca de alternativas para continuidade das atividades de forma imediata, com importantes oportunidades no horizonte de curtíssimo prazo.

A Companhia reafirma seu compromisso com a continuidade das operações e com a preservação de valor em benefício de seus parceiros, bem como para manter seu papel social.

Concluídas as negociações de capital e parcerias, pretende endereçar suas obrigações de forma responsável e estruturada.

Para centralizar comunicações, solicitamos que todos os contatos sejam enviados ao e-mail dedicado: alianca@aliancaagricola.com.br

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,

Aliança Agrícola do Cerrado S.A.