A Aliança está comprometida em proteger a Amazônia. Qualquer desmatamento e danos ao bioma da Amazônia são inaceitáveis. Como signatária da Moratória da Soja (“Lista da Moratória da Soja”), a Aliança desenvolve e fortalece constantemente seus controles e procedimentos de rastreamento quanto a formação das lavouras, além de parcerias com órgãos reguladores ambientais e organizações não governamentais, comunidades locais, produtores, governos e clientes para aumentar a consciência e medidas de conduta proativas para preservar o importante ecossistema da Amazônia.
A Aliança cumpre rigorosamente a Moratória da Soja na Amazônia e não compra soja de floresta desmatada após julho de 2008.
Como tal, a Aliança oficialmente declara e informa que nunca esteve e não está envolvida nem foi acusada de quaisquer atividades ilegais que violem as regras e regulamentos ambientais, tanto no Brasil como em operações mundiais. Todas as atividades comerciais da Aliança são conduzidas em estrita conformidade com as leis aplicáveis e normas ambientais. Portanto, quaisquer informações e alegações contidas em quaisquer veículos de mídia que aleguem o contrário são injustificadas e infundadas.
As compras de soja pela Aliança são realizadas sob rigoroso controle interno de conformidade antes da realização das operações, que são auditadas por empresas de auditoria ambiental independentes certificadas pela ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) e ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) para o cumprimento da Moratória da Soja: tais relatórios de auditoria certificam que a Aliança cumpre integralmente todos os requisitos da Moratória da Soja e todas as compras de soja foram conduzidas explicitamente em relação à lavoura colhida em áreas que não foram incluídas na lista da Moratória da Soja.
Como parte do processo de integridade e condução de procedimentos de controle interno, a Aliança tem desenvolvido e constantemente aumentado o nível de controle sobre as operações, bem como implementa procedimentos muito rígidos, como segue:
Ressalta-se que a Aliança, como participante das iniciativas socioambientais da Moratória da Soja, está em constante colaboração com a ABIOVE e a ANEC em todos os temas de preservação das florestas do bioma Amazônico no Brasil. Todos os procedimentos internos de conformidade e controle, desenvolvidos e implantados na Aliança, são direcionados à preservação do meio ambiente e à prevenção da comercialização da soja de origem ilegal nas áreas embargadas.
Por fim, a Aliança segue rigorosamente as regras aplicáveis, principalmente ambientais, e está comprometida em todos os níveis de operação de seus negócios no Brasil e no mundo.
Informações adicionais podem ser fornecidas mediante solicitação.