Informamos que a Aliança Agrícola do Cerrado implementou o Programa de Integridade “Faça a Coisa Certa” em dezembro de 2020, visando alinhar a Companhia ao novo cenário mundial de combate à corrupção e consolidação do comportamento baseado na ética.
The Program is essentially based on seven pillars:
A Aliança Agrícola do Cerrado mantém o Code of Conduct and Ethics, whose purpose is to help employees build a culture of compliance, in addition to helping to identify violations of legislation, regulatory standards, procedures and internal policies.
A Empresa conta, ainda, com um Comitê de Ética para que sejam devidamente analisados os casos de suposto desvio de conduta, direcionado por uma Política de Comitê de Ética visando a segurança e imparcialidade na condução dos incidentes.
Buscamos sempre disseminar as condutas aceitáveis e reforçar a transparência no relacionamento com todos os parceiros Aliança Agrícola do Cerrado. Neste sentido, segue abaixo algumas orientações seguidas pelos colaboradores da Companhia nas relações comerciais com clientes, fornecedores e agentes públicos, as quais também esperamos reciprocidade:
If you become aware of facts or indications that are not in accordance with the Compliance Program, we ask that you report them through the communication channels:
0800 729 2286
compliance@aliancaagricola.com.br
Complaints Form
Prezados,
A Aliança Agrícola do Cerrado, há mais de 15 anos atuando como uma das principais processadoras de soja no Brasil, inclusive com relevante participação no mercado internacional de grãos, enfrenta nesse momento um cenário adverso, marcado por forte volatilidade de preços, compressão de margens, restrição de liquidez, juros elevados e desafios logísticos.
Embora a operação de esmagamento historicamente apresente bom desempenho, perdas acumuladas na operação de trading elevaram o endividamento da Companhia. Exigências adicionais de garantias por instituições financeiras, juntamente com retenção de recebíveis e caixa, limitaram a capacidade de financiar o ciclo operacional, especialmente entre safras.
Diante dessas restrições, foi necessária a parada temporária das plantas industriais.
Apesar disso, seguimos comprometidos com a integridade e o respeito a todos os envolvidos e, para tanto, implementamos ajustes internos que garantiram os haveres trabalhistas dos nossos colaboradores e também a realização da manutenção anual da fábrica de São Joaquim da Barra/SP, manutenção essa que está sendo retomada gradativamente em preparação para a Safra 2026.
Nossa equipe permanece ativa e trabalha na recomposição de sua posição financeira, revisão do modelo de negócios e busca de alternativas para continuidade das atividades de forma imediata, com importantes oportunidades no horizonte de curtíssimo prazo.
A Companhia reafirma seu compromisso com a continuidade das operações e com a preservação de valor em benefício de seus parceiros, bem como para manter seu papel social.
Concluídas as negociações de capital e parcerias, pretende endereçar suas obrigações de forma responsável e estruturada.
Para centralizar comunicações, solicitamos que todos os contatos sejam enviados ao e-mail dedicado: alianca@aliancaagricola.com.br
Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente,
Aliança Agrícola do Cerrado S.A.