A Aliança Agrícola do Cerrado é consciente do alto nível da sua responsabilidade perante a sociedade e as gerações futuras. A Empresa tem feito o máximo esforço para reduzir o seu impacto ambiental negativo e promover o desenvolvimento social em todas as regiões em que está presente. Considerando isso, a relevância da produção de soja como alimento e ração e seus potenciais impactos ambientais e sociais, a Aliança Agrícola do Cerrado desenvolveu o programa SODRU Soja Sustentável (o Programa).
O Programa, parte integrante da abordagem de sustentabilidade, visa apoiar as práticas responsáveis de compra para a aquisição de soja dentro da empresa e, assim, contribuir para a disseminação de práticas sustentáveis na produção agrícola de commodities. O Programa é inspirado nas Diretrizes de 2021 da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações Compostas (FEFAC).
O Programa possui um conjunto de requisitos relacionados aos direitos humanos, à saúde e à segurança dos trabalhadores, às relações trabalhistas, à proteção ambiental, às práticas agrícolas, ao uso da terra, à conformidade legal e às relações com a comunidade. Ele é baseado no conceito de melhoria contínua e está sendo implementado com base em uma estratégia que será revisada periodicamente.