Apresentamos nosso Relatório de Sustentabilidade:

Temos o orgulho de apresentar o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade! Este documento representa nosso compromisso em conduzir os negócios de forma ética, responsável e sustentável. 

Com ele, reforçamos nossa transparência e compartilhamos as boas práticas adotadas na cadeia produtiva de grãos, sempre com foco na inovação, no respeito ao meio ambiente e na longevidade da nossa companhia.

Política de Sustentabilidade: Nossa abordagem para um futuro sustentável

Temos o compromisso de agir de forma responsável com nossos stakeholders, entendendo que o desenvolvimento sustentável é vital para alcançamos cadeias de suprimentos livres de desmatamento em todo o mundo até 2030, considerando o status de livre de desmatamento a partir de 2020 para fornecimento direto e indireto.

Nossa Política de Sustentabilidade é guiada pelos princípios orientadores de: 

  1. Proteção ao Meio Ambiente: priorizamos práticas sustentáveis e esforços de conservação em todos os aspectos de nossas operações.

  2. Conformidade Legal: defendemos diligentemente as leis e os regulamentos que regem nossas operações.

  3. Relações de Trabalho Responsáveis: priorizamos o envolvimento próximo com nossa força de trabalho.

  4. Boas Práticas Agrícolas: nos envolvemos ativamente com as comunidades agrícolas das quais nos abastecemos.

  5. Relações com a Comunidade: nos envolvemos com as comunidades onde operamos.

  6. Expectativas dos fornecedores e clientes: mantemos um envolvimento próximo com ambas as partes.

Esperamos que todos os nossos fornecedores diretos e indiretos:

  • Cumpram os requisitos específicos estabelecidos nesta Política e no Programa SODRU Sustainable Soy (SODRU Soja Sustentável).

  • Respeitem as datas de corte de conversão de terras conforme definido na legislação nacional brasileira, incluindo a Lei de Proteção da Vegetação Nativa nº 12.651.

  • No bioma amazônico, respeitem a data de corte de conversão de terras de acordo com a Moratória da Soja e não obtenha fontes de áreas desmatadas de habitat natural após 22 de julho de 2008.

  • No estado do Pará, respeitem o compromisso do Protocolo Verde dos Grãos.

Nosso programa de Sustentabilidade:
SODRU Soja Sustentável | SODRU Sustainable Soy

A Aliança Agrícola do Cerrado é consciente do alto nível de sua responsabilidade perante a sociedade e as gerações futuras. A Empresa tem feito o máximo esforço para reduzir o seu impacto ambiental negativo e promover o desenvolvimento social em todas as regiões em que está presente. Considerando isso, a relevância da produção de soja como alimento e ração e seus potenciais impactos ambientais e sociais, a Aliança Agrícola do Cerrado desenvolveu o programa SODRU Soja Sustentável.

O Programa, parte integrante da abordagem de sustentabilidade, visa apoiar as práticas responsáveis de compra para a aquisição de soja dentro da empresa e, assim, contribuir para a disseminação de práticas sustentáveis na produção agrícola de commodities. O Programa é inspirado nas Diretrizes da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações Compostas (FEFAC) com sua primeira versão lançada em 2021. 

Conheça o Programa SODRU Soja Sustentável. 

Parcerias de Sucesso:

ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais: entidade representativa das principais empresas que processam, industrializam e comercializam grãos, óleo e farelo de soja e biodiesel e atuante como fomentadora de um ambiente regulatório em conformidade para a competitividade do setor. Por meio dessa parceria, conseguimos melhor cooperação com políticas do poder público, desenvolvimento de programas de sustentabilidade para a cadeia produtiva, alavancagem de produtos brasileiros no exterior e conhecimentos de estatísticas e estudos que apoiam as estratégias setoriais.

ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais: entidade com o propósito de promover o desenvolvimento das atividades relacionadas aos grãos e cereais, bem como de defender os interesses de seus associados perante autoridades públicas e privadas. Por meio desta parceria conseguimos ampliar a representatividade em diversos Conselhos e Câmaras e buscar o melhor cenário para a importação e exportação de soja e milho.

Agrotools: Solução digital para monitoramento remoto de zonas rurais que embasa tomadas de decisões sobre as operações de nossa cadeia de fornecimento. Juntamente com essa solução de georreferenciamento e análise espacial podemos avançar na rastreabilidade de cadeia rumo a nosso compromisso de alcançamos cadeias de suprimentos livres de desmatamento em todo o mundo até 2030, considerando o status de livre de desmatamento a partir de 2020 para fornecimento direto e indireto.

COMUNICADO

Prezados,

A Aliança Agrícola do Cerrado, há mais de 15 anos atuando como uma das principais processadoras de soja no Brasil, inclusive com relevante participação no mercado internacional de grãos, enfrenta nesse momento um cenário adverso, marcado por forte volatilidade de preços, compressão de margens, restrição de liquidez, juros elevados e desafios logísticos.

Embora a operação de esmagamento historicamente apresente bom desempenho, perdas acumuladas na operação de trading elevaram o endividamento da Companhia. Exigências adicionais de garantias por instituições financeiras, juntamente com retenção de recebíveis e caixa, limitaram a capacidade de financiar o ciclo operacional, especialmente entre safras.

Diante dessas restrições, foi necessária a parada temporária das plantas industriais.

Apesar disso, seguimos comprometidos com a integridade e o respeito a todos os envolvidos e, para tanto, implementamos ajustes internos que garantiram os haveres trabalhistas dos nossos colaboradores e também a realização da manutenção anual da fábrica de São Joaquim da Barra/SP, manutenção essa que está sendo retomada gradativamente em preparação para a Safra 2026.

Nossa equipe permanece ativa e trabalha na recomposição de sua posição financeira, revisão do modelo de negócios e busca de alternativas para continuidade das atividades de forma imediata, com importantes oportunidades no horizonte de curtíssimo prazo.

A Companhia reafirma seu compromisso com a continuidade das operações e com a preservação de valor em benefício de seus parceiros, bem como para manter seu papel social.

Concluídas as negociações de capital e parcerias, pretende endereçar suas obrigações de forma responsável e estruturada.

Para centralizar comunicações, solicitamos que todos os contatos sejam enviados ao e-mail dedicado: alianca@aliancaagricola.com.br

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,

Aliança Agrícola do Cerrado S.A.